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Histórico

A origem da Diretoria de Contabilidade (D Cont) é o Decreto Imperial nº 2.677, de 27 de outubro de 1860, que alterou a estrutura do Exército Brasileiro daquela época, reorganizando a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra em 4(quatro) Diretorias. Uma delas, a Diretoria Geral ou Repartição de Contabilidade da Guerra, originou a numeração histórica aprovada pela Portaria nº 250-SGEx, de 27 de julho de 2010, publicada no Boletim do Exército nº 30, de 30 de julho de 2010, dando respaldo legal para que seja comemorado, em 27 de outubro de 2010, o sesquicentenário da D Cont.

A atual denominação (Diretoria de Contabilidade) surgiu com o Decreto nº 64.716, de 18 de junho de 1969, que regulamentou a Diretoria Geral de Economia e Finanças do Ministério do Exército, então constituída por 2 (duas) Diretorias: a Diretoria de Administração Financeira (DAF) e a Diretoria de Contabilidade (D Cont).

Durante esses longos 150 anos de existência, a contabilidade no Exército Brasileiro passou por transformações, adaptando-se às necessidades da organização política do Brasil, desde o período imperial até o republicano.

Assim, nesse período, a D Cont fez parte de diversas estruturas:

1860 - 4ª Directoria Geral, ou Repartição de Contabilidade da Guerra;

1901 - Direcção Geral de Contabilidade da Guerra;

1909 - Divisão de Fundos;

1909 - Directoria de Contabilidade da Guerra;

1915 - Directoria de Contabilidade do Ministério da Guerra;

1919 - Segunda Subdiretoria da Directoria Geral de Contabilidade da Guerra;

1934 - Serviço de Fundos do Exército;

1938 - Diretoria de Fundos do Exército;

1942 - Subdiretoria de Fundos do Exército;

1950 - Diretoria de Finanças do Exército;

1969 - Diretoria de Contabilidade.

Hoje, a Diretoria de Contabilidade, órgão de apoio técnico-normativo, diretamente subordinado à Secretaria de Economia e Finanças, tem por finalidade realizar as atividades de contabilidade pública, englobando as áreas de programação e execução financeiras, patrimonial, análise contábil, custos e estudos econômicos. Para isso, dispõe de modernos sistemas de tecnologia da informação, além de estrutura organizacional para atender às atuais necessidades de um Exército em pleno desenvolvimento: Seção Financeira; Seção de Controle Patrimonial e Informática; Seção de Análise Contábil; Seção de Custos; Seção de Estudos Econômicos; e Seção de Gestão e Planejamento Estratégico.

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Secretaria de Economia e Finanças
Diretoria de Contabilidade
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